domingo, 30 de novembro de 2008

O Dia


Anna Bilinska-Bohdanowiczowa
Os dias têm estado cinzentos

sábado, 29 de novembro de 2008

O Dia


Grant Wood
Estou a pensar no que vamos jantar. Com o frio que está apetece
um prato calórico e bem quentinho.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Dia


Frida Kahlo
Medo em Bombaim e Banguecoque.
O medo vai afastar os turistas de locais considerados perigosos.
O medo não é bom conselheiro.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Dia


A Comissão Europeia parece estar a pensar na crise.
Estímulos fiscais para reanimar a economia.
Temos de consumir sem nos consumirmos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

o Dia


- menos
BPN
Não sou cliente nem accionista

+ mais
Em Inglaterra o IVA baixou.

domingo, 23 de novembro de 2008

Economia Doméstica



O domingo é um dia excelente para pensar nas ementas da semana

sábado, 22 de novembro de 2008

O Dia


Fim-de-semana
Não consigo pensar em mais nada.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Dia


Dúvidas e Dívidas
Será que este ano a selecção vai atingir os objectivos?
Será que o Banco Privado conseguirá fiador para o empréstimo?
Será que os subsídios de desemprego são mesmo altos como diz o Banco de Portugal?

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Dia


Líder eucalipto

Há quem diga que lideres com determinadas características secam os partidos. São como os eucaliptos, digo eu. Aconteceu no PSD, desde que o Profº Cavaco Silva se foi embora têm tido dificuldade em encontrar um líder eucalipto. Será que o partido socialista virá a sofrer deste mal?

O Dia

6 meses de pena suspensa

A drª Manuela Ferreira Leite a propósito de uma qualquer suposição lembrou-se de suspender a democracia durante 6 meses. Nada mau, se fosse durante um ano era pior. Mas ainda assim esta senhora está a desperdiçar um capital de credibilidade acumulado ao longo de uma vida. Em época de contenção não parece sensato.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Dia

Paz precisa-se

O ministério da Saúde e o ministério da Educação gastam grande parte dos nossos impostos. É justo que  o Estado assegure hospitais e escolas públicas de boa qualidade. É ponto assente que nem a saúde nem a educação cumprem o requisito pelo que são necessárias reformas.

A saúde, que andou muito mal, melhorou bastante desde que o ministro se foi embora, a julgar pelo número de manifestações que não saem à rua. Compreende-se, o país é pequeno e os manifestantes foram  absorvidos por lutas mais actuais.

A educação padece agora do mesmo mal, mas se o primeiro-ministro ceder às pressões e sacrificar a ministra haverá paz. Os professores não serão avaliados. Os alunos serão avaliados por professores mais calmos, mais repousados, mais compreensivos e mais felizes. 

O futuro só a Deus pertence, e o tempo tratará de dizer se as reformas eram urgentes. Agora precisamos de paz, nem que seja podre.

O Dia


Sentido de oportunidade

Há muito tempo que a política nacional não oferece polémicas interessantes. Não vamos além de umas dúvidas acerca de negócios menos claros, o que também não dá azo a grandes elucubrações retóricas. Agora, para animar um pouco, o ministro da cultura vem dizer que por causa dos antecessores o seu Ministério não tem credibilidade.

Isabel Pires de Lima, senhora conhecedora da obra de Eça de Queiroz, fazendo jus ao autor sempre crítico da política doméstica responde, com grande sentido de oportunidade: «Este ministro mostra não ter noção de como se orçamenta, cativa e executa na Administração Pública. Mas a pouca verba que recebeu não deve afligi-lo. Prometeu fazer mais com menos, o ministro das Finanças fez-lhe a vontade.»

domingo, 16 de novembro de 2008

Pequenos Consertos - saia preta



O vestido do baptizado da minha afilhada, que já tem 12 anos, não me servia.
Esteve guardado no armário este tempo todo porque era de jersey, de uma qualquer marca italiana e comprado na Fashion Clinic.
Resolvi cortá-lo para fazer uma saia. Utilizei o tecido das mangas para fazer o acrescento lateral. Talvez resulte, vamos ver.

sábado, 15 de novembro de 2008

O Dia


Marionetas


Triste destino o nosso, marionetas de um lado para o outro sem saber o que nos vai acontecer.
Em três tempos Paulson altera o plano. Os primeiros milhões de milhões foram gastos a comprar activos tóxicos, mas os restantes serão para apoiar o crédito ao consumo.
Esta alteração revela grande falta de norte para encontrar uma solução para salvar as marionetas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Economia Doméstica



Nos tempos que correm é preciso poupar. Esta receita permite fazer uma refeição bonita e saborosa. Os meus meninos gostaram.
Bastou uma embalagem de massa folhada e uma embalagem de fiambre (ambos em promoção) para fazer um jantar económico.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Dia


Os jornais portugueses e os franceses dizem hoje que os consumidores estão mais comedidos e vão dar menos prendas este Natal. Uns e outros querem salvaguardar a Ceia de Natal. Le Fois Gras estará na mesa dos franceses.

O Dia


S. Martinho

"Um dia aconteceu um facto que o marcou para toda a vida. Numa noite fria e chuvosa de Inverno, às portas de Amiens (França), Martinho, ia a cavalo, quando viu um pobre com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola. Martinho, que não levava consigo qualquer moeda, num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa que entregou ao mendigo para se agasalhar. Os seus companheiros de armas riram-se dele, porque ficara com a capa rasgada. Segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens."

Gosto de festejar o S. Martinho. Gosto de castanhas, batata-doce, marmelo, nozes, água-pé, e uma sardinhita escorchada, um bom magusto.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Dia


Goncourt


A preguiça é uma coisa terrível! Mas estão cheios de sorte, hoje acordei com vontade de fazer um horário (daqueles que se fazem quando começam as aulas) com tudo o que pretendo fazer até final de Junho.

1ª medida – alteração de formato do blogue: diário

E o dia de hoje começa com uma nota sobre o de ontem.
O Le Figaro destacava o vencedor do prémio Goncourt - Atiq Rahimi.
Confesso que sou uma besta, o nome é-me completamente desconhecido.