terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pequenos Consertos - Casaco verde



O blazer verde-claro (mais aguado, talvez, azulado, acinzentado, não sei) já estava mais do que estafado, mas como tem uma cor gira comecei a epopeia de voltá-lo do avesso. Foi um trabalho difícil, andei arrastada durante duas semanas a descolar vieseline que deve ser o mesmo que entretela, um tecido branco bem coladinho, bem agarradinho que é preciso descolar milímetro a milímetro com os dedinhos. - Mas pronto, já está!

Agora, é tudo mais fácil é só voltar a colar a tela no lado do avesso e coser as costurinhas, depois serão batidas (muito bem batidas) com o ferro de engomar.
Mas o pior vai ser remontar a gola. Estava gasta, puída, coçada, lavei-a , mas pouco ganhei com o trabalho. Andei dois ou três dias sem encontrar solução para o assunto, mas de repente fez-se luz, como se costuma dizer, e lembrei-me que podia cortar tecido do lado interior das bandas. Cortei, mas ainda foi necessária alguma ginástica para que as inevitáveis costuras não aparecessem mesmo ali à frente.
Quando foi preciso montar a gola desesperei. Não gosto de desistir e deixar qualquer projecto a meio, mas desta vez estava a ver que não tinha outro remédio. Este pequeno conserto estava a transformar-se num grande, enorme, monstruoso conserto.

Valeu-me um dos muitos blogues que se dedicam também a estes trabalhos.
O primeiro que descobri foi traposetrapalhadas.blogspot.com/ com produção farta que abrandou agora com o nascimento da Mariana - que está linda!
Couture et tricot tanysewsandknits.blogspot.com/levou-me até para Paco Peralta pacoperaltarovira.blogspot.com/e foi ele que me valeu com as fotografias e as indicações preciosas dos passos a seguir.

Já tenho solução para tapar as casas que ficarão, inevitavelmente, do lado contrário. De caminho tapo também as algibeiras. Como o blazer vai ficar mais curto, acho que é melhor ficar sem algibeiras.