quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Os exames foram fáceis...

O resultado dos exames deixou os professores do sindicato muito empenhados na reivindicação de uma comissão de averiguação da facilidade.
Os exames foram concebidos por professores. Não sabia que eram adeptos do Governo.
Os exames foram corrigidos por professores. Não sabia que eram adeptos do Governo.
Para a comissão vão recrutar professores? Serão adeptos do Governo?

Todo este alarido parece escusado. Os professores sabem que se houve facilidade nos exames é porque há mais lugares do que meninos nas escolas.
Os professores sabem, também, que a facilidade nos exames só alguns a aproveitam; os mais dotados, os que passam sempre e os aflitinhos preguiçosos que não estudam, mas são bons rapazes e merecem passar.

Os professores sabem que o pior são os meninos a quem a escola não tem nada para dar. As saídas profissionais são pouco aliciantes comparadas com as alternativas. As matérias não têm admiradores. Dissecar uma rã não é nada para quem já viu as tripas do vizinho, no último festival de facada do bairro.

Nestas circunstâncias, aos professores que conseguem sobreviver e obter resultados não interessará, para já, a guerra dos resultados. Estes professores terão, certamente, muitas outras questões, bem como os pais e os alunos.